Tecnologia

Oficial: Google compra Motorola Mobility por 12,5 mil milhões de dólares

motorola_1Poucos dias foram precisos para o negócio ficar concluído, após a luz verde dada pela China esta semana. Google paga 12,5 mil milhões de dólares pela fabricante norte-americana.

A Europa, Estados Unidos e Israel já tinham dito “sim” à compra da Motorola Mobility por parte da Google, faltava apenas a resposta positiva vinda da China, algo que aconteceu no início desta semana.

Anúncio é feito por Larry Page, cofundador da Google. No blogue oficial da gigante da Internet, podem ler-se as palavras de alegria do CEO da empresa norte-americana: “Os telemóveis nos nossos bolsos transformaram-se em super-computadores e estão a mudar a nossa forma de viver”, é desta forma que Larry Page inicia o comunicado.

No total do negócio, concluído esta terça-feira, a Google paga 12,5 mil milhões de dólares pela Motorola, mas fica com algumas obrigações para os próximos cinco anos, obrigações estas impostas pelas autoridades chinesas. Até 2017, a empresa norte-americana não pode taxar a utilização do sistema operativo Android, ou seja, tem de o fornecer para outras marcas como o faz atualmente, casos dos smartphones Samsung, por exemplo.

Negócios à parte, esta compra por parte da Google está envolta em alguma polémica e desconfiança. Para alguns analistas, não há qualquer dúvida que se trata de uma grande ‘jogada’ por parte da gigante da Internet. Ao comprar a Motorola, a Google acaba por comprar também todas as suas patentes, cerca de 17 mil, ligadas à área da mobilidade. Os receios que existem são lógicos. Futuramente, a empresa do maior motor de busca do mundo pode obrigar outras companhias a pagarem os respetivos custos de utilização de uma patente.

Quanto a mudanças imediatas, o mesmo comunicado revela já algumas trocas na administração da Motorola. Sanjay Jha, até então CEO da fabricante, é substituído por Dennis Woodside, ex-presidente da Google na região das Américas que, segundo Larry Page escreve no comunicado oficial, ajudou a Google a subir os lucros de 10,8 mil milhões de dólares para 17,5, em apenas três anos naquele cargo e naquela zona do globo.

Em destaque

Subir