Desporto

Oficial: FC Porto termina com equipa profissional de basquetebol

basquetebol_fcp_1Dragões já não participam no campeonato da próxima época, alegando dificuldades económicas mas também abordando a forma como a modalidade tem sido gerida. Moncho López foi convidado a ficar.

É oficial. O FC Porto não vai ter equipa na próxima época no campeonato português de basquetebol. A decisão final foi conhecida esta quinta-feira, a partir de um comunicado dos dragões, publicado no site oficial.

No mesmo, os azuis e brancos abordam a situação económica vivida neste país como a principal razão para esta decisão, mas não é a única. No mesmo documento, o FC Porto parece questionar a forma como a modalidade tem sido gerida em Portugal.

Ainda no mesmo comunicado, os dragões referem que Mocho López foi convidado pela direção para dirigir toda a modalidade, agora apenas com camadas jovens. A equipa de juniores será a partir de hoje a principal visitada do pavilhão Dragão Caixa.

Eis o comunicado oficial, na integra:

“Face à atual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à atual situação económica, a direção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:

1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;

2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a atividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;

3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;

4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;

5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a atividade da equipa sénior de basquetebol;

6 – Reorganizar o projeto do basquetebol do FC Porto com o objetivo de contribuir para que a seleção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.

Porto, 19 de julho de 2012

A Direção do Futebol Clube do Porto”

Em destaque

Subir