Tecnologia

Odisseia conta segredos dos gigantes da engenharia

boeing 747 Em ‘Gigantes da Engenharia’, uma série de três documentários para ver às quartas-feiras, de 10 a 24 de setembro, às 22h30, o canal Odisseia revela o interior de algumas das maiores obras de engenharia do mundo, dando a conhecer as surpreendentes chaves do seu funcionamento. Um Boeing 747, uma plataforma de extração de gás do Mar do Norte e um ferry de 25 mil toneladas serão vistos à lupa.

Hoje, a partir das 22h30, arranca um programa no canal Odisseia que explica como funcionam algumas das maiores máquinas do planeta.

No primeiro episódio, será possível perceber o que se esconde num Boeing 747 da British Airways.

Depois de quase 60 milhões de quilómetros, o Jumbo tem de ir para revisão e será totalmente desmontado num hangar que a companhia possui em Cardiff.

Dezenas de milhares de peças têm de ser cuidadosamente revistas para se conseguir o certificado que garanta que o avião está em condições para voltar a voar.

A 17 de setembro, ficaremos a saber como se retira uma plataforma de extração de gás do Mar do Norte para o seu desmantelamento definitivo.

À medida que vai sendo desmontada, contam-se os segredos desta peça-chave do abastecimento de energia e os laços emocionais que esta maravilha da engenharia forjou nos homens e nas mulheres que aqui viveram.

Esta série, inserida no espaço ‘Odisseia da Ciência’, encerra a 24 de setembro, às 22h30.

É dado a conhecer o Pride de Brujas, um ferry de 25 mil toneladas que garantiu a rota entre Hull e Zeebrugge no último quarto de século.

Agora, chegou ao dique seco de Newcastle para uma reforma integral que lhe permitirá alargar a sua navegabilidade por mais uma década.

Enquanto o desmontam, veremos como funciona um barco e como se reciclam as suas peças maiores.

Pela mão de Tom Wrigglesworth e de Rob Bell, o Odisseia desvenda a realidade tecnológica de algumas das maiores máquinas do planeta.

Em destaque

Subir