Economia

OCDE: Recessão em Portugal agrava-se com travão na atividade económica

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que o indicador de atividade económica voltou a cair em março (0,18 pontos percentuais), mantendo a tendência de fevereiro, que registara uma queda de 0,04 por cento. Recessão vai agravar-se a partir do verão, num cenário que se manterá até ao final do ano.

OCDE revela sinais de abrandamento da atividade económica em Portugal – que volta a cair, ainda que de forma ténue – e antecipa um cenário de recessão mais acentuada a partir do verão.

Nos próximos meses, a economia portuguesa vai agravar-se, cenário que deverá manter-se até ao final de 2011. São más notícias, que, no entanto, não surpreendem, em virtude das medidas de austeridade que serão aplicadas, ao abrigo do plano de ajuda da troika.

Mas não é apenas Portugal que sofrerá com o abrandamento. A Zona Euro apresentou números negativos em março, contrariando a tendência que se verificava há mais de meio ano. França, Espanha e Itália ‘ajudam’ a esta inversão, que também é provocada pelo crescimento pouco expressivo da Alemanha, aquém das expectativas.

Em destaque

Subir