Nas Notícias

OCDE aconselha países a aumentar idade de reforma

Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico traça um quadro negro sobre a sustentabilidade do sistema de reformas. OCDE aconselha países a tomar medidas.

Com o aumento da esperança de vida e a manutenção da idade de reforma, os sistemas de pensões atuais ficam vulneráveis e serão incomportáveis até 2050, sublinha o relatório ‘Pensions at a Glance’.

A OCDE recomenda a Portugal um aumento da idade de reforma, numa medida inserida numa remodelação profunda que não coloque em causa os futuros reformados e pensionistas. A aposta em sistemas de pensões privados deverá fazer parte de um conjunto de medidas a tomar.

Com mais cinco anos de vida ativa, passando de 65 para 70 anos, prevê-se que o valor da reforma possa ficar mais próximo do salário auferido. Um trabalhador poderá, caso esta medida seja adotada, ganhar 72 por cento do salário, contra os 60 por cento atuais.

Curiosamente, Portugal está no topo da lista de países onde os homens trabalham mais anos (até aos 67). Mesmo assim, a OCDE recomenda a Portugal que aumente a idade de reforma, que atualmente se situa nos 65 anos.

Em destaque

Subir