Nas Notícias

Ocapi e frango-d’água-d’asa-branca são espécies ameaçadas

ocapi 210ocapi bigO mundo pode perder em breve mais duas espécies animais: o ocapi e o frango-d’água-d’asa-branca. São as principais novidades das listas hoje apresentadas pela União Internacional para Conservação da Natureza.

Duas espécies animais, ambas de África, estão em risco de risco de desaparecer para sempre. A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla internacional) apresentou hoje a revisão das listas com os vários níveis de alertas e a principal novidade foi a inclusão do ocapi e do frango-d’água-d’asa-branca entre as espécies ameaçadas.

Estas duas espécies junta-se às 21.284 que estavam classificadas como ameaçadas, o último nível antes da ameaça de extinção. No caso do ocapi (‘Okapia johnstoni’), símbolo nacional da República Democrática do Congo, a IUCN tem registado um sério declínio na população, motivado pela perda de habitat, pela atividade de guerrilheiros rebeldes em florestas do Congo e pela caça e extração de minério ilegais.

O frango-d’água-d’asa-branca (‘Sarothrura ayresi’), um dos pássaros mais raros de África, juntou-se às quase 200 espécies de pássaros consideradas criticamente em perigo. A principal ameaça para este ‘frango’, que habita regiões da Etiópia, do Zimbabué e da África do Sul, foi a mais recente espécie a ser agregada nesta categoria.

Mas nem tudo são más notícias: graças aos aumentos populacionais, a tartaruga-de-couro (‘Dermochelys coriacea’), uma das maiores da Terra, deixou de estar criticamente ameaçada e foi reclassificada para vulnerável, enquanto o albatroz-de-sobrancelha (‘Thalassarche melanophrys’) e o albatroz-patinegro («Phoebastria nigripes’) evoluíram de espécies vulneráveis para quase ameaçadas.

Em destaque

Subir