Nas Notícias

Observatório de Segurança alerta para episódios de violência durante a visita de Angela Merkel

cerco parlamentoAngela Merkel pode não vir sozinha na visita oficial a Portugal. Com a chanceler alemã devem aparecer também alguns episódios de violência “não estruturada” nem “planeada”, como alerta o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.

A visita chanceler alemã Angela Merkel a Portugal, agendada para dia 12 de novembro, pode ser o rastilho para a crescente contestação popular à austeridade explodir em episódios pontuais de violência. Este é o cenário mais provável que o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) traça para uma visita oficial que vai decorrer dois dias antes da greve geral convocada pela CGTP.

“É uma violência que não é necessariamente estruturada, planeada, com objetivos estratégicos, que esteja inserida temporalmente na própria forma de manifestação”, descreveu o porta-voz do OSCOT, Felipe Pathé Duarte, explicando o cenário mais provável.

Os episódios de violência que possam ocorrer durante a visita da chanceler alemã não serão premeditados, mas antes um resultado de situações de desespero ou uma catarse após tantas medidas de austeridade. “Será uma violência num curto periodo de tempo para chamar a atenção de forma veemente a Angela Merkel, que encerra em si uma forte carga simbólica”, continuou Pathé Duarte.

Em destaque

Subir