Cultura

Obra de Walt Disney encontrada 87 anos depois

Foi encontrada e restaurada pelo British Film Institute uma cópia de ‘Sleigh Bells’, uma curta de Walt Disney e de Ub Iwerks, obra que se encontrava perdida há 87 anos. A personagem desse filme, Oswald, é a génese do Rato Mickey.

“Este filme agora encontrado demonstra a vitalidade da animação de  Walt Disney, numa fase inicial da sua carreira”, afirma Robin Baker, responsável do British Film Institute National Archive.

O filme é mudo e tem apenas seis minutos. Mostra ‘Oswald the Lucky Rabbit’, uma personagem que é muito semelhante ao Rato Mickey.

A redescoberta de ‘Sleigh Bells’ coube a um trabalhador dos arquivos da British Film Institute (BFI), que exerce na área online do instituto.

Oswald foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks, em 1927, antes de a mesma dupla lançar o célebre Mickey Mouse, personagem que perdura.

No próximo dia 12 de dezembro, 87 anos depois do seu lançamento, o trabalho será exibido em Londres, numa estreia mundial, inserido num programa sobre curta-metragens de Natal da Disney.

A BFI classifica este achado como uma “gratificante surpresa”, que há muito tempo se encontrava nos seus arquivos.

‘Sleigh Bells’ nunca tinha sido visto, desde o lançamento original, há quase nove décadas.

“Descobrir um filme de Walt Disney há muito tempo perdido no arquivo do BFI é uma surpresa gratificante. Assim como é gratificante poder exibi-lo para uma nova audiência, 87 anos mais tarde”, afirmou Robin Baker, responsável pelos arquivos daquele instituto.

Este trabalho permitirá revisitar o passado e perceber como era o trabalho de Walt Disney no tempo do cinema mudo, nos inícios da carreira deste grande mestre.

Em destaque

Subir