Nas Notícias

Obesidade infantil pode ter como uma das causas a administração de antibióticos a bebés

obesidade infantilA obesidade infantil pode ser explicada, entre outros motivos, pela administração de antibióticos a bebés. Isto porque estes fármacos matam determinadas bactérias que influem no processo de assimilação dos alimentos, de acordo com um estudo realizado em Inglaterra.

Uma investigação promovida pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, demonstrou que a administração de antibióticos a bebés contribui para que, mais tarde, essa criança venha a sofrer de obesidade. Em causa estará uma reação química que influi no processo de absorção dos alimentos.

“A exposição aos antibióticos, sobretudo em idade jovem, poderão matar algumas bactérias que influenciam a forma como assimilamos os alimentos no nosso corpo e que nos permitem ficar magros”, explicou Leonardo Trasande, um dos autores do estudo, citado pela AFP, justificando que “os micróbios nos nossos intestinos poderão desempenhar um papel importante na forma como absorvemos as calorias”.

Os dados foram obtidos na sequência de um estudo realizado em Avon, Inglaterra, nos anos de 1991 e 1992, tendo como sujeitos 11.532 crianças. A investigação demonstrou que os bebés aos quais foram administrados antibióticos, em qualquer altura durante os primeiros cinco meses de idade, acabavam depois a pesar mais do que os restantes. Essa diferença de peso era pouco notória entre os 10 e os 20 meses, mas tornou-se mais explícita aos três anos e dois meses, quando chegava aos 22 por cento.

Quanto aos que consumiram antibióticos depois dos cinco meses de idade, os resultados não foram conclusivos, uma vez que a diferença de peso não foi relevante.

A comunidade científica encara este estudo, hoje publicado na revista International Journal of Obesity, ainda como alguma cautela. Jan Blustein, também da Universidade de Nova Iorque, recorda que “os agricultores já sabem que os antibióticos são úteis para produzir vacas maiores para vender”, mas considera serem necessários “mais trabalhos para confirmar as descobertas”. Ainda assim, reconhece que “este estudo sugere que os antibióticos contribuem para o aumento do peso dos humanos, particularmente das crianças”.

Em destaque

Subir