Mundo

Obamacare deixa popularidade de Obama doente

obama festaobamacare big{loadposition inline}O programa de saúde de Barack Obama está ‘a fazer ferida’ na popularidade do Presidente norte-americano, que ontem atingiu um mínimo histórico. A contestação tem subido com as crescentes polémicas que envolvem o site do “Obamacare”.

O programa de saúde “Obamacare” tem deixado a popularidade do Presidente dos EUA cada vez mais doente. De acordo com uma sondagem realizada pelos influentes ABC News e Washington Post, o índice de popularidade de Barack Obama atingiu ontem um mínimo histórico: só 42 por cento dos inquiridos defendem a política definida pelo chefe de Estado norte-americano.

Foi o valor mais baixo de sempre, num mês em que a popularidade de Obama caiu seis por cento. Foi em novembro que o Presidente admitiu a existência de falhas no site do “Obamacare”, através do qual a população pode comparar e comprar seguros médicos. “Fizemos um remendo na aplicação reforma da saúde”, reconheceu Obama: “entendo por que as pessoas estão frustradas, eu também estaria”. Os erros no site foram criticados por 63 por cento dos inquiridos.

O mesmo trabalho da ABC News e do Washington Post demonstrou que uma maioria de 57 por cento é contra o “Obamacare”, depois da legislação de base ter sido adiada por mais um ano. Se as eleições fossem hoje, avança a televisão e o jornal, o republicano Romney venceria com 49 por cento dos votos (teve 47,16 nas eleições de 2012), contra os 45 por cento de Obama (o democrata ganhou com 51,01 por cento).

Em destaque

Subir