Mundo

Obama vota por antecipação em Chicago e insta norte-americanos a participar na eleição do Presidente dos EUA

barack obama votaBarack Obama tornou-se no primeiro Presidente dos EUA a exercer o direito de voto antecipado, no Centro Comunitário Martin Luther King, em Chicago. A 10 dias das eleições e numa altura em que democráticos e republicanos estão separados por dois por cento, nas sondagens, Obama instou os norte-americanos a votar.

Barack Obama votou nesta quinta-feira, por antecipação, entrando na história como o primeiro Presidente a exercer este direito, permitido em alguns estados norte-americanos.

Na sua cidade natal, entre visitas a três campos de batalha, Obama exerceu o direito de voto, 10 dias antes das eleições nos EUA, numa altura em que democratas, liderados por Obama, e republicanos, com Mitt Romney como candidato, estão muito próximos, nas sondagens.

A campanha de Obama usou este direito de voto antecipado como forma de combater uma fraca afluência às urnas. Obama apresentou a sua carta de condução como documento identificativo usou o tom descontraído que o carateriza: “Não posso dizer em quem votei”.

As sondagens mais recentes colocam Obama praticamente empatado com Romney. As eleições decorrem a 6 de novembro, mas até ao dia das eleições prevê-se que cerca de 35 por cento dos norte-americanos exerçam o direito de voto antecipado. Faltam apenas 12 dias para se conhecer o novo inquilino da Casa Branca.

Em destaque

Subir