Mundo

Obama fumava canábis e bebia umas cervejas, conta biografia do Presidente dos EUA

barack-obamaA biografia ‘Barack Obama: a História’ revela que o Presidente dos EUA era apreciador de canábis, erva que fumava de forma assídua e quase compulsiva. A juventude de Obama foi revisitada pelo jornalista David Maraniss e já faz correr muita tinta, por culpa dos excertos publicados no Google Books, em vésperas de Presidenciais nos Estados Unidos.

Barack Obama fumava canábis, na sua juventude, e bebia umas cervejas, conta biografia do Presidente dos EUA, que será lançada no próximo dia 18 de junho e promete polémica. O trabalho, que pertence ao jornalista David Maraniss, representa um retrato da vida do jovem Barack e mostra o lado irreverente do chefe de Estado norte-americano.

Alguns excertos do livro já foram transportados para o Google Books, para abrir o voraz apetite sobre o passado do Presidente Obama, que terá pertencido a um dos grandes grupos de consumidores de charros, os ‘Choom Gang’, os assíduos devoradores de canábis.

“Se inalar um precioso ‘gole’ de marijuana, em vez de o absorver na totalidade, os efeitos serão muito maiores”, pode ler-se em ‘Barack Obama: a História’, livro que explica a técnica usada pelo grupo a que Obama pertencia.

Conta a obra que o Presidente norte-americano, durante os tempos em que estudava, era tão viciado em canábis que se posicionava no grupo de forma a poder fumar mais do que todos os outros.

Num país onde há um número crescente de cidadãos que defendem que a canábis deveria ser legalizada, poucos acreditam que estas revelações possam provocar mossa em Obama, a apenas seis meses antes das eleições Presidenciais nos EUA.

Aliás, uma pesquisa divulgada no início desta semana indica que 56 por cento dos norte-americanos acredita se deve descriminalizar o consumo de canábis, regulando-o do mesmo modo que o álcool e os cigarros.

E precisamente o álcool também fez parte do passado de Obama, mas não de forma tão ‘compulsiva’. Segundo ‘Barack Obama: a História’, o Presidente era um bom apreciador de cervejas (as preferidas eram Heineken e Beck’s).

O passado de Obama não é, no entanto, tabu. O próprio já revelara no livro ‘Sonhos da Minha Mãe’, da sua autoria, que foi fumador de canábis e que um dos seus grandes amigos fora detido por posse de drogas.

Este episódio gerou uma longa conversa entre o jovem Barack e a sua mãe, que não apreciava algumas das amizades do seu filho.

Em destaque

Subir