Mundo

Obama evoca aniversário da morte de Bin Laden com visita surpresa ao Afeganistão

obamaO Presidente dos EUA, Barack Obama, deslocou-se hoje ao Afeganistão para assinar um acordo de parceria estratégica com o homólogo afegão, Hamid Karzai, no sentido de marcar o fim da guerra. A visita, surpresa, coincidiu com o aniversário da morte de Osama bin Laden.

Barack Obama, Presidente dos EUA, realizou uma visita surpresa ao Afeganistão no dia em que se assinala o centenário da morte de Osama bin Laden, o antigo ‘inimigo número um’ dos norte-americanos e que esteve na origem da invasão dos EUA ao país asiático. Obama aterrou na base militar de Bagram, a norte de Cabul, tendo depois sido transportado, de helicóptero, para o palácio presidencial, onde se encontrou com o Presidente afegão, Hamid Karzai.

O encontro entre os dois estadistas teve como finalidade assinar um acordo que marca o fim da guerra. Segundo o jornal New York Times, os EUA comprometem-se a ajudar o Afeganistão durante uma década, logo que se proceda à retirada das tropas, movimento previsto para o final de 2014.

A agenda do Presidente norte-americano incluía uma visita às tropas, com um discurso de dez minutos, na base militar de Bagram, a 50 quilómetros de Cabul. Este ‘cumprimento presidencial’ tem a carga simbólica de se realizar no principal cenário de guerra em que os EUA se encontram e de coincidir com o aniversário da morte de Osama bin Laden.

Em destaque

Subir