Tecnologia

O vulcão Tamu Massif é o maior do mundo e um dos maiores do sistema solar

tamu massif 210tamu massifO maior vulcão do mundo encontra-se escondido ‘debaixo’ do oceano Pacífico. De acordo com os cientistas da Universidade de Houston (EUA), o Tamu Massif, recentemente descoberto, tem uma área de 310 mil quilómetros quadrados e entra na galeria dos gigantes do sistema solar.

“O Tamu Massif é o maior vulcão já descoberto na Terra”, revela William Sager, o professor da Universidade de Houston (EUA) que anunciou a descoberta do novo gigante. Com uma área de cerca de 310 mil quilómetros quadrados, o Tamu Massif está escondido ‘debaixo’ do oceano Pacífico, ficando a cerca de 1,6 mil quilómetros da costa leste do Japão.

O vulcão integra a cadeia montanhosa submarina Shatsky Rise, formada há ‘apenas’ 145 milhões de anos, durante uma erupção de uma série de vulcões. O Tamu Massif estará inativo deste então, acreditam os cientistas que realizaram a descoberta.

A equipa universitária vai continuar a investigar o fundo do oceano para confirmar se o novo vulcão é mesmo o maior do mundo ou se há outro(s) maior(es) do que ele. Quanto ao Tamu Massif, a análise da massa de basalto confirmou ter uma única fonte e não vários pontos de erupção.

O gigantismo do novo vulcão pode ser estabelecido por comparação com o Mauna Loa, no Hawai: este que é o maior vulcão ativo do planeta tem uma área de 5000 quilómetros quadrados, o que não chega a dois por cento da área do Tamu Massif, que é mesmo um dos maiores de todo o sistema solar.

Em destaque

Subir