Nas Notícias

O turista que não viu o eclipse: Viu um urso polar a atacá-lo (vídeo)

jakub e o urso Jakub Moravec queria ver o eclipse na Noruega, mas não conseguiu, pois foi atacado por um urso polar. Uma outra turista, também da República Checa, teve de disparar três vezes contra o animal para o obrigar a fugir. Mais tarde, as autoridades capturaram e abateram o urso.

O arquipélago de Svalbard, na Noruega, parecia ser o local ideal para ver o eclipse solar de hoje. O problema é que as ilhas ficam na região polar, que tem… ursos polares.

Um destes grandiosos animais atacou um turista da República Checa, que se encontrava nas montanhas, com mais quatro amigos, precisamente para poder desfrutar do fenómeno celeste.

“Agarrei logo a cabeça”, recordou Jakub Moravec, citado pela AP: “Usei as mãos para protegê-la”.

O turista, que ficou com ferimentos no rosto, na cabeça e nas costas, acabou por ser salvo uma conterrânea, que disparou contra o urso por três vezes, obrigando-o a fugir.

Moravec foi transportado para o hospital de Longyearbyen, de onde conta sair no final da próxima semana, e não descarta voltar ao local para, enfim, apreciar o passeio.

“Ficaria muito feliz em voltar às montanhas de Svalbard”, garantiu o turista atacado, ao contar a história para o Svalbardposten.

“Tanto as condições meteorológicas como os ursos podem ser muito perigosos”, alertou o diretor do hospital de Longyearbyen, Aksel Bilicz, lembrando que este não foi o primeiro incidente do género.

“Eu acho que tem havido uma tendência, mesmo antes do eclipse e deste episódio, de muitos turistas virem para aqui e desconhecerem por completo para onde se estão a dirigir”, acrescentou.

O urso acabou por ser encontrado mais tarde e abatido pelas autoridades, como referiu o porta-voz da polícia local, Vidar Arnesen.

O arquipélago de Svalbard é procurado por ser um paraíso intocado do Ártico. Embora os ursos polares estejam protegidos pela lei norueguesa, as autoridades do país recomendam aos turistas que estejam munidos de armas quando visitam as ilhas.

https://www.youtube.com/watch?v=5zZb4Ceq3l4

Em destaque

Subir