Mundo

O Syriza de Tsipras ganhou as eleições e as redes sociais não perdoam

Tsipras_Montagem_Merkel_900

O Syriza ganhou as eleições na Grécia, disputadas ontem. O partido de Alexis Tsipras conquistou um voto de confiança do povo grego, derrotando também as sondagens. As redes sociais serviram de ‘palco’ para montagens fotográficas curiosas, que expressam o sentimento da Europa.

Com 35,5 por cento dos votos, o Syriza de Alexis Tsipras voltou a ganhar as eleições gregas, destacando-se, do resultado eleitoral, a grande vantagem relativamente à Nova Democracia, que conseguiu 28,5 por cento dos votos – as sondagens previam um empate.

Alexis Tsipras tem agora pela frente um caminho negocial para estabelecer coligação com os Gregos Independentes. Fica afastada a ideia de uma coligação com os socialistas do Pasok, ou com os pró-europeus To Potami.

Este será o resultado eleitoral que a União Europeia não quereria. O braço de ferro com Tsipras – que conduziu à crise política na Grécia – poderia ser ‘resolvido’ com o regresso da Nova Democracia ao poder, o que não sucedeu.

A Europa continuará a ter pela frente o ‘filho rebelde’ que não acata a austeridade. E os dissidentes do Syriza também saem derrotados deste ato eleitoral.

O cenário europeu foi muito bem caracterizado pelas redes sociais, onde surgiram montagens que mostram a tristeza de Merkel perante o resultado de ontem na Grécia. E há imagens que dispensam palavras.

Em destaque

Subir