Nas Notícias

O sorriso de 24 jovens de Fukushima ao ver Lisboa renascida das cinzas

japonesa_sorrirLisboa devolveu o sorriso a 24 crianças e jovens sobreviventes do desastre de Fukushima, no Japão. As duas cidades foram fustigadas por sismos de proporções idênticas, em tempos diferentes. A capital portuguesa renasceu de uma tragédia e inspirou este grupo de nipónicos.

Em 1755, Lisboa, hoje de novo bela, foi um dia destruída por um sismo. Mais de 250 anos depois, Fukushima, cidade do Japão, sofre uma tragédia arrasadora. Separadas no tempo, mas unidas na fatalidade, as duas cidades tiveram mais um ponto de união: a visita inspiradora para 24 jovens.

Um grupo de japoneses, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, visitou Lisboa e o Cristo-Rei. Miraram a beleza lisboeta e sentiram o que faz o tempo, como permite que uma cidade renasça e recupere os seus atributos.

A iniciativa partiu de uma japonesa de 70 anos, que vive em Portugal há mais de 30 anos. Quis proporcionar esta viagem aos 24 jovens, para que estes recuperassem a esperança, depois de um desolador sismo que vergou Fukushima.

Sobreviventes de um sismo, tsunami e desastre nuclear, os adolescentes japoneses só não recuperam de perdas irreparáveis: a morte dos familiares. Mesmo com a dor dessa perda, estas jovens de Fukushima voltaram a sorrir.

Em destaque

Subir