Mundo

O seu filho usa casaco no carro? Veja o que lhe pode acontecer

Transporta crianças de automóvel? E mantém o casaco vestido? Este vídeo mostra-lhe que comete um erro potencialmente fatal. É uma questão de vida ou de morte. Veja as imagens e altere os seus hábitos.

É muito comum. No inverno, com temperaturas baixas, os pais, avós ou outros familiares consideram que é mais confortável manter o casaco das crianças vestido, quando as sentam na cadeirinha.

Vê-las na cadeira de segurança com o casaco, com tanto frio, dá uma imagem de conforto, certo? Sim, a imagem é essa. Mas a realidade pode ser bem diferente.

Na realidade, colocar o seu filho, neto, ou familiar numa cadeirinha com o casaco cria uma sensação de segurança que não existe.

O alerta é deixado em testes realizados com recurso a bonecos – os chamados ‘crash test dummies’ – que mostram as diferenças entre vestir e não vestir o casaco às crianças, quando as transportamos de automóvel.

Nas imagens que vai poder ver poderá perceber este erro. Com efeito, o casaco vestido esconde um perigo: o mau uso do cinto de segurança.

Apesar de parecer bem apertado, na verdade o cinto não está. E em caso de acidente, mesmo a uma velocidade que não exceda os 50 quilómetros por hora, o efeito é a projeção do corpo contra os bancos da frente, com um risco de morte elevado.

Colocar uma criança com casacos de inverno vestido numa cadeira de automóvel elimina o efeito do cinto de segurança.

Vai poder ver testes, simulando acidentes em dois cenários diferentes: um boneco com o peso de uma criança com casaco e sem casaco.

Poderá ver o que sucede ao corpo da criança numa colisão. Sem casaco, a criança fica totalmente protegida e presa à cadeira.

Dentro daquele casaco almofadado, ocorre exatamente o contrário.

Veja o vídeo e altere esse mau hábito de manter o casaco vestido.

Um detalhe: se acha que a criança vai sentir frio, tem uma solução muito mais segura. Coloque o casaco por cima do corpo, tapando o menor, mas com o cinto por baixo, com os pontos de fixação sem folgas potencialmente fatais.

Como alternativa, pode também recorrer a um cobertor, sempre confortável e quentinho.

Em destaque

Subir