Mundo

O sequestro aéreo de Maiorca foi um erro do piloto

As autoridades de Espanha receberam um aviso do sequestro aéreo, mas o avião que vinha da Escócia aterrou sem problemas em Palma de Maiorca. Tudo não passou de um erro do piloto, que levou a polícia e a Guarda Civil a adotarem a resposta de emergência protocolada.

Por erro de um piloto, as autoridades espanholas acreditaram que um avião estava a ser sequestrado.

O incidente ocorreu com um voo proveniente da Escócia e que rumava a Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares.

Ao preparar a aterragem, o piloto entrou em contacto com a torre de controlo do aeroporto, só que usou um canal que é específico para casos de terrorismo, como o de sequestro áereo.

O uso deste canal fez as autoridades espanholas pensarem que alguém estaria a tentar desviar o avião, que acabou por cumprir o voo tranquilamente, aterrando sem problemas de maior.

Porém, em terra estavam montadas todas as medidas especiais de resposta ao alerta falso.

O piloto terá explicado que os canais convencionais estavam com problemas, mas o recurso a um canal tão específico levou a polícia e a Guarda Civil a entrarem em prevenção.

O avião aterrou pelas 11h15 (menos uma hora em Portugal continental) e foi de imediato encaminhado para uma plataforma de desembarque, cujo perímetro estava isolado pelas forças de segurança.

Só então é que as autoridades espanholas confirmaram que não houve qualquer tentativa de sequestro aéreo e que o piloto tinha mesmo usado o canal, de forma consciente, devido aos problemas nos canais convencionais.

Em destaque

Subir