Mundo

O que se obteve é francamente bom, agora está do lado dos britânicos

O Presidente da República considerou hoje que o esboço de acordo de saída do Reino Unido da União Europeia que se obteve, do lado europeu, “é francamente bom”, mas que “agora está do outro lado a resposta”.

“O que se obteve, do lado da União Europeia, é francamente bom, francamente bom. Mas, naturalmente, os britânicos têm uma palavra a dizer”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, em Antígua, na Guatemala, onde chegou hoje para participar na 26.ª Cimeira Ibero-Americana.

O chefe de Estado chamou a atenção “em particular para a forma como foi salvaguardada a situação dos portugueses” que vivem no Reino Unido: “Foi uma salvaguarda que, aliás, corresponde também à equivalente salvaguarda dos britânicos vivendo em Portugal, que está à altura da nossa tradicional aliança”.

Tendo ao seu lado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Presidente da República defendeu que “a União Europeia foi exemplar” nestas negociações, “foi até onde podia ir”, e que “Portugal teve um papel muito importante” neste processo.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que a União Europeia “tem a sua posição estabilizada, do seu lado, o que havia a fazer, está feito” e “respeita, naturalmente, aquilo que é a manifestação da vontade também soberana dos órgãos do poder político britânico”.

“Vamos ver se podemos dar os passos seguintes. Mas agora está do outro lado a resposta a essa pergunta”, concluiu.

Em destaque

Subir