Nas Notícias

O que é recessão?

defaultNa economia, entende-se que um País está em recessão quando atravessa um período de dois trimestres, consecutivos, com redução do Produto Interno Bruto. Ou seja, quando o país vê diminuir a sua riqueza de forma reiterada, significa que não está a crescer. Recessão é, por isso, um cenário negativo para qualquer economia.

Normalmente, os períodos de recessão afetam todos os agentes do crescimento económico, desde as empresas aos trabalhadores. Se um país está em recessão e a sua economia não cresce, tende a ver aumentadas as falências e, por inerência, a taxa de desemprego.

Associada a um período recessivo está também a redução do consumo das famílias, numa ‘bola de neve’ que colocará qualquer economia num cenário de grande dificuldade. A quebra da inflação também contribui para a dificuldade em retomar o crescimento.

Cada vez mais, os Governos estão reféns dos mercados e torna-se difícil combater a recessão. Uma das formas de o fazer é aumentar a despesa pública e injetar dinheiro na economia, medida acompanhada de uma redução das taxas de juro.

John Maynard Keynes (1883-1946), um economista britânico cujo conhecimento permanece atual nas macroeconomias modernas, defende um Estado intervencionista, com medidas fiscais e monetárias que debelam os efeitos negativos da recessão. Ou seja, investir na economia e esperar que esse valor seja recuperado (de forma fiscal, por exemplo), graças aos efeitos positivos que gera.

Em destaque

Subir