TV

O que é uma quinta de vento?

O que é uma quinta de vento? A expressão tem-se vindo a popularizar nos últimos anos, sobretudo por intermédio das empresas de energia que anunciam investimentos na criação de uma quinta de vento.

Uma quinta de vento é uma área onde estão concentradas torres de produção de energia eólica.

É como uma quinta, mas em vez de árvores vemos erguidas as torres que dão frutos, leia-se eletricidade.

A quase totalidade das quintas de vento encontram-se em terra firme, sobretudo no alto dos montes (para aproveitar melhor o vento), mas há cada vez uma aposta maior na produção de energia eólica junto à costa (onshore, em inglês) ou em mar alto (offshore).

China, EUA e Alemanha são as maiores potências na produção de energia a partir do vento. A Quinta de Vento de Gansu, na China, era a maior em 2012, quando produziu mais de 6000 megawatts (mw) de eletricidade, e aposta em sê-lo no ano de 2020, quando a meta é a produção de 20 mil mw.

London Array, em Inglaterra, era a maior quinta de vento ‘offhore’ em 2013, tendo produzido 630 mw.

Uma torre eólica necessita de vento com uma força superior a 4,5 metros por segundo e constante: as mudanças súbitas de direção do vento podem causar danos avultados. Daí que as zonas mais altas e o mar, devido à ausência de obstáculos que travem o vento, sejam as ideais para a instalação de uma quinta de vento.

No final de junho de 2017, a Noruega anunciou a entrada na fase final da instalação da primeira quinta de vento flutuante (em águas profundas). Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=WYODHKXSMAM1

Em destaque

Subir