Nas Notícias

O que é o rating?

O ‘rating’ é uma classificação dada a uma entidade, tendo em vista a sua capacidade de cumprir determinados objetivos. Quanto maior for o ‘rating’, maior será a credibilidade e afirmação nos mercados.

As empresas ou países (que vendem dívida soberana, por exemplo) têm vantagem em recorrer ao rating porque se trata de uma avaliação independente, feita por um organismo que pode valorizar as suas propostas de venda nos mercados.

Com um ‘rating’ elevado, conseguem transmitir uma imagem de transparência e cativar investimento, porque o risco é reduzido. Ao mesmo tempo, entram mais facilmente nos mercados internacionais e aumentam a capacidade de crédito.

No entanto, com uma classificação baixa, a empresa ou país perdem poder e margem de manobra. O ‘rating’, ou nota de risco, é feito por agências independentes de classificação, como a Moody’s, ou a Standard & Poor’s. A tradução desta agência pode ajudar a compreender o conceito. “Standard” significa “modelo”, com qualidade, e “poor” é “mau”, “improdutivo” ou “desprotegido”.

Em destaque

Subir