Nas Notícias

O que é o memorando de entendimento da troika?

taxaO memorando de entendimento da troika é um conjunto de medidas que ficou acordado entre o Governo então liderado por José Sócrates, o PSD e o CDS-PP com as entidades europeias que emprestaram dinheiro a Portugal, ao abrigo do plano de resgate financeiro.

Trata-se de um compromisso que Portugal tem de cumprir, tendo em vista atingir os fins que lhe permitam cumprir com as responsabilidades a que ficou obrigado, no que diz respeito, sobretudo, ao défice orçamental.

O memorando de entendimento da troika não é mais do que a base do programa de Governo, entretanto liderado por Pedro Passos Coelho. Em troca do apoio financeiro, Portugal fica obrigado a cumprir essas medidas.

A troika é formada pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, as três entidades que negociaram com Portugal o empréstimo de 78 mil milhões de euros. Periodicamente, estas entidades avaliam se o Governo está a cumprir o memorando e se as medidas estão a produzir os efeitos desejados.

Por que razão os restantes partidos com assento parlamentar ficaram fora deste acordo? Por opção política, CDU e Bloco de Esquerda abstiveram-se de participar nas negociações com a troika.

 

Em destaque

Subir