Tecnologia

O que é o Desafio da Maternidade do Facebook?

Desafio da MaternidadeO Desafio da Maternidade ‘inundou’ o Facebook. Consiste num desafio às mães, para partilharem a sua felicidade, pelo facto de darem à luz. Mas uma mulher escreveu que “odeia ser mãe”, foi denunciada e a rede social encerrou-lhe a conta.

Tudo o que é viral tem mais probabilidade de gerar polémica. Foi o que sucedeu com o Desafio da Maternidade, que desde a semana passada preenche o timeline do Facebook.

As mães são convidadas a partilhar fotografias que mostrassem como são felizes em terem dado à luz.

Só que há quem tenha uma visão diferente. É o que acontece com Juliana Reis, uma utilizadora do Facebook que fez estalar o verniz.

“Quero deixar bem claro que amo meu filho, mas odeio ser mãe”, escreveu a jovem de 25 anos, que viu o seu post ser fustigado com críticas, positivas e negativas.

O Facebook é assim: quando se juntam opiniões contrárias no mesmo espaço, as posições ficam extremadas. Há o ataque e a defesa, a crítica e o elogio, a mensagem de apoio e a denúncia.

Milhares de denúncias levaram a rede social a verificar o perfil de Juliana, que foi encerrado.

O Desafio da Maternidade já nasceu em meados de janeiro, em Inglaterra, com a hashtag #themotherhoodchallenge. Mais recentemente, chegou a outros países. Em Portugal, a hashtag é #desafiomaternidade.

A ideia é partilhar pelo menos três fotos que demonstrem a felicidade que as mulheres que têm filhos sentem. Para que se torne viral, o desafio consiste em nomear outras mães.

Em destaque

Subir