Nas Notícias

O que é a cogeração?

cogeracaoA cogeração é uma tecnologia que permite garantir economias de energia e define-se pelo processo de produção simultânea, num mesmo equipamento, de energia elétrica e térmica, sendo a energia térmica consumida no local e a produção de eletricidade injetada na rede elétrica nacional. Se para além da utilização direta do calor juntarmos a produção de frio através de chillers de absorção, teremos um sistema de trigeração.

A cogeração consiste no aproveitamento de calor residual dos processos termodinâmicos, que de outra forma seria desperdiçado, para uma aplicação secundária. A cogeração aproveita o calor residual perdido aquando da passagem de energia térmica a energia mecânica e aquando da transformação dessa energia mecânica em elétrica, convertendo-se sobre a forma de energia térmica, e elevando a eficiência global do aproveitamento da energia química do combustível para cerca de 80 por cento.

Utiliza-se 10 a 30 por cento menos combustível do que o que seria preciso para produzir as mesmas quantidades de energia separadamente. A utilização da cogeração permite um sistema de maior repartição de produção de energia, ao contrário do que se passa em relação às grandes centrais produtoras de eletricidade.

Assim, este processo apresenta as vantagens, em termos de economia de energia primária. Com a entrada do gás natural no nosso país, o potencial de utilização desta tecnologia aumentou, dadas as vantagens não só ao nível técnico e económico mas também ao nível ambiental.

Em destaque

Subir