Nas Notícias

“O que dói é o medo. Ele existe. Não sabemos como vamos acordar no dia seguinte”

Recuperada da covid-19, Tânia Ribas de Oliveira lamentou que haja tão pouca informação sobre o “peso emocional” associado à doença.

“Apesar de os meus sintomas físicos terem sido ligeiros (cansaço e falta de olfacto e paladar), acho que se fala muito pouco sobre o peso emocional que a covid cria nas pessoas infetadas”, adiantou a apresentadora, contando como passou “horas ao telefone” a avisar colegas, amigos e conhecidos com quem tinha contactado.

“Eu tenho contacto diário com muitas pessoas. Eu não sabia sequer se os meus filhos e marido estavam infetados (no dia seguinte percebemos que não, felizmente) e uma série de dúvidas começaram a surgir”, reforçou Tânia Ribas de Oliveira, num texto que publicou no blogue.

O mais difícil para quem tem a covid-19 é “o medo” de se saber tão pouco sobre o vírus que mudou o mundo.

“O que dói verdadeiramente? É o medo. Ele existe. Não sabemos como vamos acordar no dia seguinte e, no silêncio das noites infinitas, somos nós e as nossas angústias. ‘Vou ter febre? Tosse? Falta de ar? Ficarei com sequelas? E se pioro de um momento para o outro?’ Fingimos que os fantasmas não têm voz e tentamos dormir”, explicou.

Os primeiros dias, após o diagnóstico, foram “muito duros”.

“Chorei muito durante dois ou três dias. Muito, muito. Sem esforço. As lágrimas escorriam e eu, cansada, nem as limpava”, relatou.

Tânia Ribas de Oliveira conseguiu recuperar da doença e voltar a ficar em “paz”.

“A revolta já passou, a paz ganhou lugar. E quando fazemos as pazes com a vida, as peças começam a encaixar-se no puzzle que nunca tínhamos vislumbrado antes: há quanto tempo eu não parava mesmo? Quão desgastante foi este ano para mim? Quanta responsabilidade tenho nos ombros? A resposta para mim foi evidente”, declarou.

“A onda de amor que me chegou não tem explicação, agradeço a todos, mas essencialmente à minha família. Em especial ao meu amor João e aos meus filhos. Estou quase de volta, para não mais vos largar”, finalizou a apresentadora.

Em destaque

Subir