Mundo

O príncipe da droga: Avião saudita transportava duas toneladas

Abd Al Saud, um príncipe saudita, foi ontem detido no Líbano quanto tentava embarcar num avião, privado, que carregava quase duas toneladas de droga. O membro da família real saudita tentava traficar cocaína e Captagon, comprimidos muito populares no Médio Oriente.

De seu nome completo Abd al-Muhsen bin Walid bin Abd al-Aziz Al Saud, o príncipe saudita ficou detido em Beirute.

Uma fonte da segurança do Aeroporto de Beirute, que a France Press citou sem identificar, revelou que Al Saud “tentou, com outras quatro pessoas, embarcar num avião privado para Riade quase duas toneladas de comprimidos Captagon e uma quantidade de cocaína”.

Apesar de ser pouco conhecida no ocidente, a Captagon é largamente consumida no Médio Oriente devido aos efeitos estimulantes, sobretudo desde que rebentou a guerra civil na Síria, onde se supõe que os lucros associados ao tráfico dos comprimidos estejam na base do fornecimento de armas.

“Provocam o efeito típico dos estimulantes, uma espécie de euforia. A pessoa torna-se faladora, não dorme, não come, fica energética”, descreveu o psiquiatra libanês Ramzi Haddad.

De acordo com uma fonte das autoridades, também citada sem identificação, esta foi uma das maiores tentativas de contrabando jamais registadas no Líbano.

A agência estatal de notícias referiu que o príncipe saudita e a tripulação do avião privado “continuam no aeroporto, onde estão a ser interrogados pelos serviços alfandegários”.

Em destaque

Subir