Nas Notícias

“O primeiro-ministro não explicou como é que isto vai funcionar”, acusa Ferreira Leite

A economista Manuela Ferreira Leite acusou o primeiro-ministro, António Costa, de apresentar o plano de desconfinamento sem explicar o essencial: “Como é que vai funcionar”.

Centrando-se em particular na reabertura do sistema educativo, que “todos consideram prioritária”, a ex-ministra da Educação lembrou que essa abertura será “acompanhada de muitos testes, muitos rastreios, muitas vacinas” para frisar  que “não foi dito como é que isso vai funcionar”.

“Esse é o ponto que não foi explicitado”, insistiu a ex-presidente do PSD, aproveitando para destacar a inclusão do ensino privado, um “aspeto ideológico que era lastimável” e que agora foi “abandonado”.

Com essa inclusão do ensino privado, “há um número maior de testes e rastreios a ser feito, mas o primeiro-ministro não falou disto”.

“Nnão se sabe como vai ser executado, nem se há capacidade para isto ser feito. Ficou totalmente por esclarecer e dá ideia de que não estaria subjacente quando toda a discussão se baseou exatamente nesse ponto, que havia uma necessidade imperiosa de um grande controlo neste aspeto dos testes e das vacinas”, insistiu Ferreira Leite, num comentário para a TVI24.

Em contraponto, a economista realçou a forma como o plano de desconfinamento para desenhado para evitar que se repita o erro do Natal, que levou a uma escalada da situação epidemiológica em janeiro.

“Aumento do número de casos vai haver com certeza, é necessário é que esse aumento não tenha como consequência um peso adicional para o Serviço Nacional de Saúde. Esse é o objetivo máximo e o ponto que terá de estar sempre sob controlo”, finalizou.

Em destaque

Subir