Nas Notícias

O Porto é uma lição

rui-moreira-facebook

Não vale a pena tapar o sol com a peneira, tirar outras ilações mais do que elas valem. Não vale a pena puxar a brasa à sua sardinha e querer dizer que PSD, PS, CDS, CDU e BE, entre outras cruzadas a solo ou em coligações, venceram aqui, derrotaram ali, são os vencedores e podem ou devem festejar.

A maior lição das autárquicas de 2013 veio do norte. Das gentes desta antiga, mui nobre, sempre leal e Invicta. Sempre palco das maiores surpresas, um povo que sabe unido e em bloco castigar, mas também sabe unido e em bloco premiar.

E o que decidiu este povo dizer desta vez? Castigar o governo? Castigar o ex-presidente da câmara de Gaia por pobre curriculum? – Não! Este povo ao qual eu orgulhosamente pertenço disse que Basta de políticos. Basta de profissionais de marketing e campanhas que nos conquistam com show off, para depois fazer tão pouco ou menos do que os outros fizeram. O outsider Rui Moreira, foi desta vez o escolhido, foi a quem o povo deu todos os poderes da sua câmara.

Há inúmeros cepticismos sobre o dia de amanhã. Estará um homem sem sem partido pronto para enfrentar os duros desafios da segunda maior câmara do país? Pode um homem sem partido lutar contra uma máquina governamental que tem um poderoso partido por trás? São perguntas cabíveis mas que logicamente só o tempo trará resposta.

Uma coisa é certa a partir deste momento. Num acto único Rui Moreira ganhou o poder que lhe foi dado pelo povo, conquistou a sua confiança, com uma grande quota parte na esperança de estar a eleger um homem e não um partido. Conhecendo as gentes do norte Rui Moreira terá toda a sua confiança e união, mas que se livre da primeira facada.

Todos os outros partidos, vencedores e derrotados por todo o país, devem tirar as suas ilacções, o Porto abriu os olhos, o Porto deu a sua lição.

Em destaque

Subir