Nas Notícias

O perigo, em 20 regiões, é a exposição à radiação ultravioleta, avisa o IPMA

raios uv

Este sol é bom para ir à praia, mas cuidado com a radiação ultravioleta. Em 20 regiões, o risco de exposição, hoje, é muito elevado, como avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. ‘Abusar’ do sol pode causar prejuízos muito graves para a saúde.

O brilho do sol e o calor de uma primavera que se aproxima do verão convidam muita gente a uma praia. Mas cuidado, que o perigo espreita em todo o lado.

No caso do hoje, o perigo está na exposição à radiação ultravioleta (UV), como lembra um aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com este organismo, as regiões de Viana do Castelo, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu e Vila Real apresentam hoje um risco muito elevado de exposição aos raios UV.

Nas regiões da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores), Portalegre e Faro esse risco é considerado alto, sendo moderado para Santa Cruz das Flores (Açores).

Lembrando que o excesso de exposição à radiação ultravioleta pode provocar prejuízos graves para a saúde, o IPMA aconselha o uso de proteções contra os raios UV, como óculos de sol com filtro, chapéu, roupa fresca, guarda-sol e protetor solar.

Estas recomendações devem merecer uma especial atenção por parte de quem for responsável por crianças.

Ainda segundo o IPMA, o céu deve continuar pouco nublado ou limpo ao longo do dia de hoje, no território continental, embora apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões centro e sul durante a tarde, podendo mesmo haver aguaceiros dispersos no Baixo Alentejo e Algarve.

O vento deve soprar fraco a moderado do quadrante leste, sendo do quadrante sul na região sul, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas e de noroeste no litoral a norte do Cabo Raso durante a tarde.

Ao nível das temperaturas, devem variar entre 18 e 29 graus Celsius em Lisboa, no Porto entre 18 e 27, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 11 e 25, na Guarda entre 8 e 23, em Coimbra entre 15 e 28, em Leiria entre 10 e 28, em Castelo Branco entre 15 e 29, em Portalegre entre 17 e 29, em Évora entre 11 e 30, em Beja entre 14 e 30, em Santarém entre 14 e 31 e entre 17 e 23 em Faro.

Em destaque

Subir