Economia

“O navio perfeito para aproveitar a recuperação da economia portuguesa” é o BES

ricardo salgadoOs resultados do Banco Espírito Santo têm superado as expetativas e confirmam a instituição como “o navio perfeito para aproveitar a recuperação da economia portuguesa”, dada a gestão “perfeitamente oportuna” da exposição à dívida portuguesa.

‘Todos a bordo’, grita Carlos Peixoto, analista do BPI: “a sólida posição de capital, combinada com a forte presença no segmento empresarial, fazem do BES o navio perfeito para aproveitar a recuperação da economia portuguesa”. A metáfora demonstra o sentimento dos analistas perante os bons resultados do Banco Espírito Santo.

Num dia em que as ações do banco têm valorizado 0,12 por cento, a indicação dos analistas é mesmo “comprar”. Na mesma análise, o BPI estima que as títulos do BES possam valorizar mais 12,4 por cento. “Mantemos uma postura positiva para as ações”, sublinha a nota do BPI Equity Research, assinada por Carlos Peixoto.

Os bons resultados, tanto a nível de liquidez como nos rácios de capital (já cumprem os critérios da Autoridade Bancária Europeia e do Banco de Portugal), são justificados, em boa parte, pela gestão “perfeitamente oportuna” da dívida pública portuguesa, que o BES está a conseguir negociar com desconto face aos concorrentes portugueses e europeus.

Em destaque

Subir