Nas Notícias

O melhor serviço cardiotorácico é efetuado pelos Hospitais da Universidade de Coimbra

cirurgia genericaA auditoria do Tribunal de Contas demonstrou que os Hospitais da Universidade de Coimbra são os que melhores registos obtêm em diversos índices, com o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica a ser destacada como a unidade com melhor desempenho no país.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) são os que oferecem um melhor desempenho, de acordo com as várias áreas auditadas pelo Tribunal de Contas (TC). No relatório, que aborda o triénio 2008-2010, o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica coimbrã foi também considerada a unidade com melhor desempenho, no que concerne a atividade cirúrgica, internamento e tempos de espera.

Elogiando o grau de autonomia “quase absoluto” do serviço, o TC aponta a cirurgia cardiotorácica como a que apresenta “uma melhor performance no triénio” analisado, tanto mais que foi o único dos analisados a aumentar o número de operações, subindo um por cento; em Lisboa Norte caíram dois por cento e em Lisboa Central desceram quatro por cento.

Contudo, nas unidades de Lisboa Central ocorreram mais transplantes pulmonares, situação que “inviabilizou a realização de mais cirurgias cardíacas por razões que se prendem com a ocupação das camas da unidade de cuidados intensivos e com a afetação do número de enfermeiros/dia (3) aos doentes transplantados”, como salienta a auditoria.

Já os hospitais de Lisboa Norte são os que apresentam a melhor taxa de ocupação de camas de internamento, com valores próximos da plena utilização: 93 por cento, contra os 87 por cento do São João (87), os 64 por cento dos HUC e os 62 por cento de Lisboa Central. Não obstante possuírem “um número de profissionais médicos inferior às restantes unidades”, as unidades de Lisboa Norte apresentam “os melhores resultados na relação demora média versus doentes saídos por médico”.

“A conjugação destes indicadores, associada à fraca taxa de mortalidade (0,56%), demonstra uma adaptação da capacidade produtiva (resposta) face às necessidades da população e, também, a otimização dos recursos, não obstante existir ainda capacidade instalada em termos de camas de internamento”, refere o relatório.

No Porto, mais propriamente no São João, encontra-se o melhor melhor rácio entre o número de consultas por médico especialista, com 534. Em Lisboa Central é de 445, nos HUC é de 387 e em Lisboa Norte fica-se pelos 372.

Os HUC voltam a destacar-se na auditoria às listas de espera, pois não possuem ninguém a aguardar por uma primeira consulta, situação que ocorre também em Lisboa Norte. No Hospital de São João foram auditados 39 doentes em espera, contra os 23 em Santa Marta, isto no final de 2010. Ainda assim, o TC refere que os tempos médios de espera para a primeira consulta são inferiores ao máximo de resposta garantido.

A auditoria foi realizada nos serviços dos Centros Hospitalares de Lisboa Central (Santa Marta), Lisboa Norte (Santa Maria), Universitário de Coimbra e São João (Porto). Lisboa Ocidental e Vila Nova de Gaia/Espinho recusaram fornecer as informações necessárias, apesar de contactados pelo TC.

Em destaque

Subir