Mundo

O “medo” da criança homossexual comove as redes sociais

sou gay temo o futuro

“Sou homossexual”, assume uma criança, na fotografia que está a comover as redes sociais. Na imagem, o rapaz, com os olhos em lágrimas e ar de preocupação, assume ter “medo” do futuro por temer a rejeição derivada da sua orientação sexual.

A fotografia do momento nas redes sociais mostra um rapaz que, apesar de ser ainda uma criança, parece carregar o peso do mundo aos ombros. Sentado numa escada e com os olhos em lágrimas, o menino explica-se: “Sou homossexual e tenho medo do que será o meu futuro e que as pessoas não gostem de mim”.

A confissão tomou conta da internet e tornou-se no assunto do momento nas redes sociais, em especial nos EUA, até por ter sido publicada no Facebook do projeto ‘Humanos de Nova Iorque’, que incentiva os moradores da ‘big apple’ a assumirem as causas que os tornam… humanos.

A imagem da criança que encara o futuro com preocupação, temendo a rejeição só porque é homossexual, gerou uma onda de solidariedade, com a foto a ser partilhada mais de meio milhão de vezes e motivando a reação, entre os mais de 50 mil comentários, de uma mediática candidata à Casa Branca, a ex-senadora (de Nova Iorque) Hillary Clinton.

“Previsão de uma adulta: seu futuro será fantástico. Você irá se surpreender com o que é capaz e com as coisas incríveis que você fará. Encontre as pessoas que amam e acreditam em você — elas serão muitas”, respondeu a esposa do antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton.

Outras pessoas que passaram por uma experiência semelhante, como Jose Daniel Castillo, tentaram aliviar o fardo do rapaz: “Quando eu a crescer, ser gay era a única forma que eu me definia. Eu não era gentil, inteligente ou engraçado, era apenas gay. Agora que estou crescido, eu entendi que sou muito mais do que apenas homossexual. Aprender a ver-me como um gay que também é gentil, inteligente e (ocasionalmente) engraçado teve um efeito incrível sobre mim”.

“Eu também sou homossexual”, revelou Ben Gamache, noutro comentário: “O meu futuro é brilhante e eu sou amado. Mais importante, eu amo-me e não mudaria nada em mim. O mesmo pode e irá acontecer com você”.

A identidade da criança foi preservada enquanto a fotografia, da autoria de Brandon Stanton, se tem tornado viral por todo o mundo.

Estas confissões pessoais têm sido a base do crescimento do projeto ‘Humanos de Nova Iorque’, sobretudo depois do caso de Vidal Chastanet, uma criança de 13 anos que, em janeiro deste ano, assumiu ter como principal influência a diretora da escola, gerando uma onda de comoção que atingiu o pique com a receção do adolescente por parte do Presidente dos EUA, Barack Obama.

Em destaque

Subir