Nas Notícias

O mediatismo do “presidenciáveis” visto à lupa

Marcelo Rebelo de Sousa é a personalidade mais mediática dos possíveis candidatos às próximas eleições Presidenciais.

A Cision partiu de uma lista de cinco personalidades apontadas como candidatas ou prováveis candidatas à Presidência da República e procurou avaliar a presença destes nomes nos meios de comunicação social portugueses, desde 1 de janeiro de 2015. e não há surpresas.

Marcelo Rebelo de Sousa (que ainda não anunciou a candidatura) foi o nome mais referenciado nos meios de informação nacionais, com 8177 notícias desde o início do ano.

O professor representa 31 por cento do total de informação produzida neste período sobre os cinco “candidatos”, uma percentagem que demonstra de forma expressiva a sua presença e influência mediática.

O segundo presidenciável mais mediático é António Sampaio da Nóvoa, com 6790 conteúdos noticiosos a fazerem-lhe referência, o que representa 26 or cento do total da informação produzida sobre estas cinco personalidades.

O estudo incidiu no período decorrido entre os dias 1 de janeiro e 7 de outubro de 2015.

Em termos mediáticos, Rui Rio aparece em terceiro lugar, com 4937 notícias. Maria de Belém segue-se na lista, com 3601 conteúdos noticiosos. Representam, respetivamente, 19 e 14 por cento do total da informação analisada.

Henrique Neto foi notícia nos media portugueses 2628 vezes desde janeiro de 2015 (10 por cento do total da informação apurada sobre os candidatos). Foi, desta forma, o nome menos noticiado.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision, empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, foram todas as notícias sobre estas cinco personalidades: 26 133 conteúdos noticiosos, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social.

Em destaque

Subir