Tecnologia

“O lobo vem aí”, alertam as ovelhas por mensagem para o telemóvel

loboO lobo terá mais dificuldade para comer as ovelhas, pois estas poderão pedir socorro por SMS. Não é uma fábula, é uma experiência já em testes na Suíça: os rebanhos serão equipados com uma coleira que, em situações de stress, envia uma mensagem para o pastor.

Parece uma fábula ou uma história de um filme de animação, mas são muitas as vezes em que a realidade supera a ficção. Na Suíça, está a ser testado um projeto que visa permitir às ovelhas enviar uma SMS (acrónimo de sistema de mensagem curta, em inglês) para o pastor em caso de urgência, como acontece com ataques de lobo.

É óbvio que não será a ovelha a ‘cascar’ a mensagem. O animal estará equipado com uma coleira, a qual terá vários sensores para medir os batimentos cardíacos. A alteração dos batimentos provocada por situações de stress leva o sisma a enviar uma mensagem para um determinado número de telemóvel.

Este tipo de coleiras já foi testado em diversos animais, tendo sido genérica a resposta: a presença de lobos tem sido uma das ameaças mais rapidamente identificadas pelo sistema. O próximo passo será concretizar uma resposta, ou seja, criar um mecanismo que, através do som ou do cheiro, afaste o lobo ou outro predador.

Em destaque

Subir