Mundo

O homem que abateu Bin Laden já tem identidade

robert O Daily Mail identificou o homem que, em 2011, matou Osama Bin Laden. Robert O’Neill fazia parte dos ‘Seals’ que, a 2 de maio de 2011, encontraram o líder da Al-Qaeda escondido em Abbottabad. O militar abateu-o com três tiros na cabeça.

Mais de uma década depois, o militar que abateu Osama Bin Laden, em tempos o homem mais procurado no mundo ocidental, ganhou uma identidade.

O ‘herói’ foi Robert O’Neill, revelou hoje o Daily Mail, antecipando o dado mais aguardado de um documentário que a Fox News vai emitir nos dias 11 e 12.

Foi a 2 de maio de 2011 que as tropas especiais da Marinha norte-americana (os ‘Navy Seals’) encontraram o líder da Al-Qaeda, que estava escondido em Abbottabad, no Paquistão.

‘Rob’, agora com 38 anos, foi quem abateu Bin Laden, o ‘inimigo público número um’, com três tiros na cabeça.

O militar apresenta-se agora publicamente como ‘vingança’ por não ter os benefícios de quem cumpre duas décadas ao serviço dos ‘Seals’: só conta 16 anos de serviço, tendo realizado mais de 400 missões.

É, ainda assim, um dos elementos mais condecorados dos ‘Seals’, ainda segundo o Daily Mail.

Robert assumiu a identidade com o apoio do pai, Tom, que também diz não ter medo de represálias por parte dos terroristas.

“Eles que venham”, ameaçou o progenitor do militar: “Vou pintar um alvo na porta da casa e dizer-lhes ‘tentem apanhar-nos’”.

Foi na figura de ‘Rob’, então um anónimo militar dos ‘Seals’, que foi inspirado o filme ‘Zero Dark Thirty’, no qual é retratada a operação de busca e captura de Bin Laden.

A revelação da identidade não caiu bem na hierarquia da Marinha.

Num relatório assinado pelo contra-almirante Brian Losey, comandante das forças especiais da Marinha, a que a AFP alegou ter tido acesso, recorda-se um “princípio fundamental de conduta” dos ‘Seals«: “Eu não divulgo a natureza do meu trabalho, nem busco reconhecimento por minhas ações”.

O motivo, segundo o texto de Brian Losey, é evitar as represálias sobre o autor da ação ou, eventualmente, sobre os irmãos de armas.

Em destaque

Subir