Tecnologia

O “excelentíssimo” desempenho dos taiconautas foi motivo de conversa com Hu Jintao

hu_jintaoO Presidente da China, Hu Jintao, visitou hoje o Centro de Controle Aeroespacial de Beijing para conversar com os três taiconautas que, anteontem, realizaram a primeira acoplagem manual ao módulo Tiangong 1. Um trabalho “excelentísimo”, elogiou Hu Jintao.

A China quer estabelecer uma estação em órbita até 2020 e todos os responsáveis do programa espacial tentam corresponder às expetativas. No momento, encontra-se fora da Terra uma missão, a quarta com tripulação, que tinha como objetivo praticar as acoplagens ao módulo espacial Tiangong 1. Depois duma união controlada, os três taiconautas a bordo – incluindo a primeira mulher enviada pela China ao espaço – realizaram, pela primeira vez, uma abordagem manual.

O sucesso nas operações levou o Presidente chinês, Hu Jintao, a visitar o Centro de Controle Aeroespacial de Beijing para conversar com os taiconautas que se encontram na nave Shenzhou 9. Confirmada a boa saúde de Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang, o principal dirigente do Império do Meio foi informado sobre as operações técnicas da missão, terminando a videoconferência com um elogio ao “excelentíssimo” trabalho realizado por esta missão.

“O sucesso do procedimento mostra que a China domina perfeitamente as tecnologias de encontro e acoplamento espaciais. Como os primeiros taiconautas que cumprem a missão, vocês tiveram um desempenho excelente, contribuindo para a causa da tripulação espacial chinesa. O país e o povo lhes agradecem! Espero que vocês colaborem estreitamente para concluir as tarefas futuras. Nós almejamos um retorno seguro de vocês”, afirmou Hu Jintao.

A visita do Presidente tinha um motivo paralelo – nunca o centro de controlo havia estabelecido uma videoconferência com taiconautas no espaço. As missões tripuladas anteriores, que seguira nos vaivéns Shenzhou 5, 6 e 7, não recebiam imagens do centro de controlo.

Em destaque

Subir