Nas Notícias

O dono morreu e Masha esperou um ano até ser adotada por todo o hospital

masha 210 O dono de Masha morreu num hospital de Novosibirsk, no Kosovo. A cadela esperou pacientemente, todos os dias, na receção da unidade de saúde. Ao fim de um ano, os funcionários e os doentes mais ‘regulares’ adotaram-na.

É uma história e dedicação que nos chega de uma terra mais habituada ao sangue e à guerra: o Kosovo.

Há mais de um ano, um homem deu entrada num dos hospitais centrais de Novosibirsk, uma das maiores cidades do Kosovo, nos Balcãs.

O doente chegou na companhia de uma cadela, que de vez em quando era autorizada a ir até ao quarto. Foi a única visita do homem até que este… morreu.

Desde então que Masha, a cadela, ficou em vigília junto ao hospital, aguardando pacientemente que o dono saísse.

Os dias foram passando e os funcionários deixavam-na ficar na receção, onde fazia companhia a quem aguardava pelas consultas.

A fidelidade da cadela levou a que o Siberian Times relatasse o caso, fazendo surgir uma onda de pedidos de adoção. Porém, da única vez que uma pessoa conseguiu levar Masha, a cadela fugiu e voltou… ao hospital.

Entretanto, passou um ano desde a morte do anterior dono. Era altura do diretor-geral do hospital dar a ordem que já era obedecida por todos: a cadela passava a fazer parte do hospital.

“É bom saber que por todo o mundo havia quem quisesse adotar a Masha, mas tínhamos tomado a decisão de deixá-la ficar no hospital. Não queremos que ela sofra com outra tentativa de adoção. Nem o pessoal médico, nem os funcionários e nem os pacientes se importam que ela continue por aqui, bem pelo contrário”, justificou o responsável.

Na mesma entrevista ao Siberian Times, o diretor-geral acrescentou que foi a melhor decisão: “Não há muito que, a nível clínico, possamos fazer por ela. Acreditamos que a Masha ainda vai encontrar outro dono. Queremos muito que esse dia chegue, que a nossa Masha volte a confiar em alguém”.

masha

Em destaque

Subir