Nas Notícias

O Dia do Pai é assinalado com um doodle. Viajámos às origens desta celebração

dia pai doodle 2015 Hoje é o Dia do Pai, data celebrada com um google doodle, neste dia 19 de março, para homenagear a figura paterna. A história do Dia do Pai remonta há mais de 2000 anos aC, quando na Babilónia um jovem, chamado Elmesu, desejou ao seu pai longa vida, sorte e saúde, num pedaço de argila…

O Dia do Pai (Dia dos Pais, no Brasil) é celebrado hoje em Portugal, como forma de homenagear a figura paterna, no mundo animal. A Google criou um doodle que cumpre esse objetivo. Na página principal do maior motor de busca do mundo, um desenho que representa a união entre pais e filhos.

Esta homenagem ao pai, feita com um doodle, contrasta com a pequena homenagem que estará na origem do Dia do Pai. Há mais de 4000 mil anos, o jovem Elmesu moldou num pedaço de barro uma mensagem para o seu pai, onde lhe deseja sorte e saúde. Este episódio é considerado a origem do Dia do Pai.

Mas a ‘institucionalização’ da data surge muitos séculos mais tarde. Em 1909, nos EUA, Sonora Luise criou um dia dedicado a todos os pais, precisamente pela admiração que o seu próprio pai lhe suscitava. A partir desta homenagem feita em Spokane, Washington, nasceu uma festa nacional.

O Presidente dos Estados Unidos de então, Richard Nixon, tornou a celebração do Dia do Pai oficial naquele país, em 1972. O ‘The Father’s Day’ viria a trespassar fronteiras, sendo hoje assinalado em quase todo o mundo (em Portugal, a 19 de março, data em que um google doodle é lembra a efeméride).

Mas outros países acolheram a festa do Dia do Pai devido a outros marcos históricos.

No Brasil, por exemplo – país que festeja o Dia do Pai no segundo domingo de agosto –, atribui-se a criação da homenagem ao pai a um jornalista, que quis fomentar o comércio para, de forma indireta, aumentar as receitas do seu próprio jornal. Na ‘terra do samba’, o Dia do Pai foi celebrado foi pela primeira vez a 16 de agosto de 1953.

O Dia do Pai é assinalado no terceiro domingo de junho em quase todos os países da América do Sul, mas também em alguns países europeu, como França, Reino Unido ou Holanda. Nos EUA, só se celebra o Dia do Pai no terceiro domingo de Junho.

Portugal, Espanha, Itália, Angola, Cabo Verde, Andorra, Moçambique e Liechtenstein festejam o Dia do Pai a 19 de março, sendo que muitos outros países assinalam a efeméride em diversas outras alturas do ano, desde fevereiro, março, junho, agosto, setembro e novembro.

O google doodle faz uma homenagem ao pai, com uma representação dos laços que unem pais e filhos.

Em destaque

Subir