Cultura

O dia do adeus a João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro com ligações a Portugal

joao ubaldo ribeiroMorreu João Ubaldo Ribeiro, nesta sexta-feira, vítima de uma embolia pulmonar. O escritor brasileiro, que tinha uma forte ligação com Portugal, contava 73 anos. Foi distinguido com o Prémio Camões em 2008.

João Ubaldo Ribeiro morreu hoje, na sua casa em Leblon, no Rio de Janeiro. Tinha familiares portugueses, em Fafe, sendo que a sua escrita reflete essa ligação a Portugal. Nasceu a 23 de janeiro e foi um escritor brasileiro multipremiado, reconhecido.

Além de escritor, foi jornalista e professor, autor de grandes romances, entre os quais se destacam ‘Sargento Getúlio’, ‘O Sorriso do Lagarto’, ‘Viva o Povo Brasileiro’, ou ‘A Casa dos Budas Ditosos’, este último muito polémico – que narra a vida de uma mulher de 68 anos, que fala das suas próprias experiências sexuais –, livro proibido em alguns espaços de cultura.

Formado em Direito e membro da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro conquistou, em 2008, a maior distinção para autores de Língua Portuguesa: o Prémio Camões.

A sua escrita é marcada pela ironia, quase sarcasmo, num olhar sobre a sociedade brasileira e as culturas portuguesa e africana.

Além de romances, assinou contos, ensaios e entrou no espaço da literatura infanto-juvenil. Algumas das obras de Ubaldo Ribeiro foram adaptadas para televisão e cinema.

Morreu hoje, no seu Brasil, deixando uma obra eterna.

Em destaque

Subir