Desporto

O clubes são multados e os adeptos não aprendem?

O Benfica goleava o Belenenses e jogava bem. Nas bancadas, adeptos alegadamente membros das claques envolviam-se em confrontos. Esses confrontos passaram a ser o centro das atenções. Sabe-se agora que o clube da Luz tem de pagar uma multa. Porque será que os adeptos não aprendem?

É uma situação recorrente: adeptos arremessarem para os relvados objetos, ou envolverem-se em desacatos. E o resultado é… cofres cheios para a Federação.

O exemplo do sucedido no Estádio da Luz é apenas isso mesmo: um exemplo. Ocorre em inúmeros estádios do país, jornada após jornada, e custa milhares de euros aos clubes.

Nesta jornada, o Benfica foi multado em 2009 euros, enquanto FC Porto (1722 euros), Marítimo (1148 euros) e Sporting (306 euros) também têm de liquidar a fatura do mau comportamento dos adeptos.

No Estádio da Luz, com 6-0 no marcador e ‘nota artística’ [direitos de autor: Jorge Jesus], há benfiquistas contra benfiquistas?

Como se não bastasse o embaraço de ver as bancadas desviar o centro das atenções por maus motivos, os clubes são fortemente prejudicados pela conduta dos maus seguidores.

O que levanta duas questões: por que motivo os adeptos não aprendem e por que razão os clubes não apostam na pedagogia?

As redes sociais são plataformas de grande alcance e os clubes utilizam essa ferramenta com elevado profissionalismo. No entanto, nunca alertam a sua massa adepta para o preço a pagar pelo atropelo às regras.

Em destaque

Subir