Mundo

O capitalista Fidel Castro, dono de uma ilha e ávido de luxos secretos

fidel castro 86anos Quem era Fidel Castro? Juan Sanchéz, antigo guarda-costas do histórico líder cubano, lançou um livro (‘A Vida Secreta de Fidel’) onde relata hábitos de um homem dependente dos vícios do capitalismo, que o comunismo de Cuba nunca tolerou. “Castro era carismático e inteligente, mas manipulador, egocêntrico e de sangue frio”, conta.

Um livro da autoria do antigo guarda-costas de Fidel Castro apresenta a outra face do líder de Cuba, com revelações surpreendentes sobre o seu estilo de vida.

De entre as inúmeras propriedades de Fidel, destaca-se uma ilha particular, com restaurante flutuante e um aquário de golfinhos, segundo conta Juan Reinaldo Sanchéz, no livro

‘A Vida Secreta de Fidel’ é uma obra que resulta dos testemunhos do ex-guarda-costas, sendo que o jornalista francês Axel Gyldén participa no trabalho.

Trata-se do lado nunca conhecido de Fidel, os seus luxos, as suas posses, os seus devaneios, contados pelo homem que tinha a funções de provar todos os vinhos e alimentos que ofereciam ao ex-líder de Cuba, ou afugentar tubarões quando Fidel Castro decidia fazer pesca submarina.

“No livro, provo que Fidel tinha uma vida de luxos. Nem todas as pessoas no mundo podem dizer que têm uma marina privada, com quatro iates, um barco de pesca e mais de cem homens que cuidam de seus imóveis”, revela Sanchéz, que deixou de ser bem visto pelo regime.

O ex-guarda-costas fugiu, foi preso, mas conseguiu escapar da ilha, procurando refúgio no lugar onde os perseguidos políticos de Cuba se refugiavam: Miami, nos EUA.

Agora, conta uma história que mostra o lado desconhecido de Fidel, os detalhes da vida de luxo e ostentação de um líder comunista.

“Ninguém em Cuba sonha em ter uma reserva de caça pessoal, mais de 20 moradias. Ou uma ilha privada, Cayo Piedra, que conta com um restaurante flutuante e um aquário de golfinhos. Era para ali que Fidel levava a sua família e os seus amigos”, conta ainda Juan Reinaldo Sanchéz.

O guarda-costas desmente a imagem que Castro deixou transparecer, ao longo das décadas em que esteve no poder em Cuba. Fidel era um homem “carismático e inteligente, mas manipulador, egocêntrico e de sangue frio”.

Ao contrário do que possam pensar, Fidel Castro nunca renunciou às comodidades capitalistas, ou escolheu viver na austeridade. O seu estilo de vida é de um capitalista, sem qualquer limite”.

O guarda-costas revela que Fidel “tinha uma vida dupla”, mostrando-se “uma pessoa sensível e modesta, afável, mas no privado era tudo muito diferente”.

A esposa era como a sua ajudante pessoal, que lhe trazia tudo o que ele precisava. Mas nunca vi qualquer gesto de afeto entre eles. Já com as suas amantes, Fidel era completamente diferente. Era cortês e até lhes levava flores em seus aniversários”, revela Sanchéz.

A Forbes, recorde-se, colocou o ex-líder cubano na lista dos 10 reis, rainhas e ditadores mais ricos do mundo, sendo que a fortuna de Fidel Castro se situava, na altura, em cerca de mil milhões de dólares.

Fidel desmentiu a peça, que se baseava em relatos de pessoas próximas de Fidel. O histórico líder cubano deixou o poder em 2008, por motivos de saúde.

Em destaque

Subir