Nas Notícias

O cante que era alentejano é agora património imaterial da Humanidade

cante alentejano Há festa em Serpa. Esta manhã, a UNESCO deliberou que o cante alentejano é património cultural imaterial de toda a Humanidade. Bastaram cinco minutos para que a ONU classificasse este canto coletivo sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia.

Às 10h18, o Alentejo, Portugal e toda a Humanidade cantaram em coro: a comissão intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade inscrevia o canto alentejano na lista do património cultural imaterial da Humanidade.

De acordo com a agência Lusa, os técnicos da UNESCO, reunidos em Paris (França), precisaram de apenas cinco minutos para aprovar a candidatura do cante alentejano, que tinha como principal promotor a Câmara de Serpa e a Casa do Cante.

A proposta portuguesa foi mesmo salientada pela comissão como um dos “bons exemplos das candidaturas selecionadas”.

A distinção mereceu uma atuação do grupo coral da Casa do Povo de Serpa, que foi a Paris para demonstrar à comissão em que consiste o cante alentejano. Só depois vieram as palmas, quer para a decisão da UNESCO, quer para a atuação.

De acordo com a proposta aceite, o “(can)to da (te)rra retrata a ligação umbilical do trabalhador com a terra-mãe”.

É um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, associado geograficamente ao Baixo Alentejo.

A candidatura tinha sido apresentada em março de 2013, depois de um adiamento em 2012, quando o Ministério dos Negócios Estrangeiros entendeu que o processo não reunia condições para ser aprovado.

Já este ano, no final do mês passado, uma comissão internacional de especialistas da UNESCO deu um parecer positivo à candidatura, classificando-a como “exemplar”.

A candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo, em Lisboa, da Confraria do Cante Alentejano e da Moda – Associação do Cante Alentejano.

https://www.youtube.com/watch?v=yR1k193i888

Em destaque

Subir