Mundo

Teddy Houlston viveu 100 minutos para se tornar num doador de órgãos histórico

bebe_doador

O bebé Teddy Houlston só precisou de viver 100 minutos para salvar a vida de um adulto. Os pais sabiam que estava condenado à morte, mas rejeitaram abortar aquele que se tornou no doador de órgãos mais jovem do Reino Unido. “Viveu e morreu como um herói”, afirmou Mike Houlston.

O bebé Teddy Houlston pode ter tido uma vida curta, demasiado curta para nascera há apenas 100 minutos, mas “viveu e morreu como um herói”, na descrição do pai em luto.

Isto porque Teddy, irmão gémeo de Noah Houlston (na foto, com os pais e a irmã), salvou a vida de um adulto com a dádiva dos rins, tornando-se no doador de órgãos mais jovem do Reino Unido.

“Viveu e morreu como um herói. É impossível explicar o quão estamos orgulhosos dele”, afirmou o pai, Mike Houlston, ao contar ao Daily Mirror o caso que se passou há um ano.

Ainda Jess Evans estava grávida de 12 semanas quando este casal de Cardiff, no País de Gales, recebeu uma notícia terrível: um dos gémeos sofria de uma condição rara e fatal que iria impedir o cérebro e o crânio de se desenvolverem, pelo que nasceria morto ou morreria logo a seguir ao parto.

Apesar dos conselhos médicos, Mike e Jess decidiram avançar com a gravidez, muito longe de imaginar que, minutos após o parto, o pequeno Teddy se tornaria num doador de órgãos histórico.

“Embora ele não tenha estado connosco muito tempo, e nós trouxemo-lo ao Mundo mesmo sabendo que morreria pouco depois, estamos incrivelmente orgulhosos do seu heroísmo”, garantiu a mãe.

“Esperamos que a história do Teddy inspire outras famílias que se encontrem na mesma situação”, acrescentou: “ Saber que parte de alguém que amamos vive numa outra pessoa é algo reconfortante”.

Em destaque

Subir