Nas Notícias

O artigo espanhol que critica o estacionamento dos lisboetas

O jornal El País, de Espanha, dedicou uma reportagem aos estacionamentos em Lisboa e critica aquilo que apelida de “impunidade”, para quem deixa as viaturas nos passeios. Embora saliente que a capital portuguesa é “maravilhosa” para se visitar, o jornal assume que Lisboa é “proibida” para quem queira andar em passeios.

“Em Lisboa é normal estacionar de forma impune no passeio e dá igual se o peão consegue ou não passar”, explica o El País, referenciando que este “hábito surpreende os estrangeiros”.

“O lisboeta não entende que um estrangeiro estranhe o facto de se estacionar nos passeios”, escreve o prestigiado jornal espanhol, sublinhando que nem mesmo a aplicação da carta por pontos “demove” os “infratores”.

O jornal recorda os 40 anos de ditadura para salientar a forma como “o português encara as multas”.

“Olham como algo repressivo, violento e injusto”, notam, recordando a polémica com a destruição de parquímetros em Carnide.

O El País sustenta ainda que “o problema tem uma solução difícil” até porque “os estacionamentos públicos são escassos”.

“E depois, claro, têm que se pagar”, salienta o artigo do jornal espanhol, colocando imagens de estacionamentos incorretos em vários pontos de Lisboa como o Parque Eduardo VII, o Restelo, entre outros.

O jornalista que assina a peça explica que “em quatro anos na capital portuguesa” foi multado “apenas por ultrapassar o tempo de estacionamento ditado no parquímetro” e “nunca por estacionar no passeio”.

Mesmo quando a entidade responsável pelo estacionamento na capital acaba por bloquear os veículos, há sempre formas de conseguir ‘desbloquear’.

Recentemente, um vídeo tornou-se viral por mostrar um condutor a retirar o bloqueador do seu carro.

Recorde:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=GYMW9DRH1KXH

Em destaque

Subir