Nas Notícias

ARS de Lisboa desmente bastonária da Ordem dos Nutricionistas

centro_saudeA Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa desmentiu que estejam a ser contratados nutricionistas por menos de quatro euros por hora, o que contraria a acusação feita pela bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, que revelara casos de contratações, na Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), daqueles profissionais de saúde a um preço semelhante ao que a Ordem dos Enfermeiros tornou públicos.

De acordo com a ARS de Lisboa, os nutricionistas estão a ser pagos a um valor superior: 4,53 euros por hora. “Foi lançado um concurso público para aquisição de serviços de técnicos de saúde – entre os quais se incluem os nutricionistas –, com um valor4 base foi de 7,11 euros por hora, que corresponde ao preço médio praticado no mercado para este tipo de prestações de serviços”, realça fonte da ARS de Lisboa à agência Lusa.

Os valores estabelecidos para pagar aos nutricionistas foram “inferiores ao valor base do concurso”, mas nunca ficaram abaixo dos quatro euros, realça a mesma fonte, que contraria as afirmações de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que adiantara que alguns profissionais contratados para os centros de saúde na Administração Regional de Lisboa e Valo do Tejo eram pagos pelo mesmo valor que os enfermeiros.

Alexandra Bento refere que também os nutricionistas são contratados por intermédio de empresas, às quais aquela ARS recorre, sempre que necessita de profissionais de saúde nesta área. Muitas vezes, os valores são inferiores a quatro euros por hora.

De acordo com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, dois centros de saúde daquela administração regional estão a contratar através de empresas que utilizam os mesmos procedimentos da contratação de enfermeiros.

Alexandra Bento realçou o facto de os centros de saúde não descurarem os serviços dos nutricionistas, mas lamenta os vínculos estabelecidos com os profissionais, situação que “não dignifica nem a profissão, nem o nutricionista”.

Esta questão já levou a Ordem a enviar uma missiva à ARS de Lisboa e Vale do Tejo, a lamentar a situação, sendo que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, tomou conhecimento do caso. No entanto, a ARS de Lisboa nega que sejam praticados aqueles valores.

A denúncia de Alexandra Bento surgiu no dia em que o bastonário da Ordem dos Enfermeiros reuniu com Paulo Macedo, para discutir o tema. Em declarações à Lusa Germano Couto dera conta de diversas denúncias feitas na Ordem dos Enfermeiros, com “dezenas de enfermeiros” com contratos de “3,96 euros por hora”.

Para o bastonário, trata-se de um “escândalo”, num “país que se diz do primeiro mundo”, mas que oferece aos seus profissionais “altamente diferenciados” um valor por hora que “não se compactua nem com a sua profissão nem com a sua dignidade”.

Em destaque

Subir