Tecnologia

‘NuSTAR’: NASA lança telescópio que permitirá ver o universo como nunca antes

nustar_1Projeto foi apresentado esta semana e missão arranca a 13 de junho. Telescópio com raio-x vai permitir ver o espaço como nunca antes foi conseguido. Capacidade de filtragem é idêntica aos sistemas dos aeroportos que fazem a revista às malas dos passageiros.

O próximo dia 13 de junho marca a data em que o visionamento do universo avança para um novo nível. A NASA, agência espacial norte-americana, apresentou esta semana o NuSTAR, um telescópio que vai permitir visualizar todo o tipo de materiais no espaço, com particular enfase estrelas e ‘buracos negros’.

Os responsáveis estão mais que empolgados com esta novidade visto que, esta aparelho é em muito superior ao que já circula pelo espaço: “Vamos conseguir imagens 100 vezes mais nitidas das que já temos”, afirma Fiona Harrison, responsável pelo projeto.

O NuSTAR será o primeiro telescópio com raio-x no universo. O sistema instalado no mesmo é idêntico ao que existe nos aeroportos, que faz a revista às malas dos passageiros. Para esta missão, a NASA vai procurar estudar com mais pormenor fenomenos que ocorrem quase diariamente, como explosões em estrelas, por exemplo.

O NuSTAR deixa terra firme no próximo dia 13 de junho. Os custos deste projeto não foram revelados pelos responsáveis norte-americanos.

Em destaque

Subir