Nas Notícias

Número de vegetarianos portugueses aumentou 400 por cento em 10 anos

Um estudo publicado pela consultora Nielsen e promovido pelo Centro Vegetariano mostra que o número de vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década. Atualmente há 120 mil vegetarianos portugueses, cerca de 1,2 por cento da população.

O estudo revela que em 2007 o número de vegetarianos portugueses era de 30 mil, o que representa um aumento considerável face aos 120 mil registados em 2017.

A Associação Vegetariana Portuguesa vê estes resultados como muito positivos, mas frisa que não surpreendem.

“Tínhamos indicadores fiáveis de que o mercado português de produtos vegetarianos tem expandido amplamente na última década, assim como o setor da restauração e do pequeno comércio destes produtos”, refere a associação em comunicado.

O estudo foi realizado no mês de setembro e contou com uma amostra de 2000 indivíduos em Portugal Continental. As conclusões são de que o maior número de vegetarianos são mulheres e jovens com idades compreendidas entre os 25 e 34 anos.

Os resultados traduzem ainda que consumo frequente de carne e peixe tem reduzido ligeiramente na última década, o que indica uma tendência de consumo destes alimentos mais moderada.

Cerca de 60 mil pessoas, que corresponde a 0,6 por cento da população, são estritamente vegetarianos ou vegans, uma vez que, para alem da carne e peixe, não consomem ovos ou laticínios.

Em destaque

Subir