Nas Notícias

Número de infetados com sarampo sobe para 82

O número de infetados com o surto de sarampo, até às 19:00 de quinta–feira, subiu de 78 para 82, segundo uma nota da Direção Geral da Saúde (DGS).

De acordo com este organismo do Ministério da Saúde, dos 82 casos confirmados, 71 estão já curados, mas há ainda 20 casos em investigação.

A DGS adianta ainda, na nota hoje divulgada, que 197 casos foram dados como “negativos”, encontrando-se dois doentes internados em “situação clínica estável”.

Apesar de não discriminar os números, o organismo esclarece que a maioria dos casos está ligada ao Hospital de Santo António, no Porto.

“O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra. […} Os sintomas do sarampo aparecem, geralmente, entre dez a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal”, explica a DGS.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos.

Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

Em destaque

Subir